Conhecidos como "Eco-Selos" ou "Selos Verdes", eles fazem parte das muitas ações sustentáveis que tendem a crescer em 2013. Você já deve ter visto em diversas embalagens ou aparelhos, selos pequenos, com desenhos e cores ligados à natureza, mas sem muitas explicações. Essa diversidade de selos podem até confundir o consumidor. Qual a mensagem que esses selos nos transmitem?
Confira abaixo os principais selos ecológicos do mercado conferidos por certificadoras terceirizadas e aprenda o significado de cada um deles.
O
que certifica: áreas
e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e
sementes.
Como é: atesta que o produto vem de um
processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente
viável. Dez princípios devem ser atendidos, entre eles a obediência às leis
ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização
fundiária. www.fsc.org.br
Outro
selo dessa categoria: Ceflor
O que certifica: sistema de gestão ambiental de
empresas e empreendimentos de qualquer setor.
Como é: em sua operação, a empresa deve
levar em conta o uso racional de recursos naturais, a proteção de florestas e a
preservação da biodiversidade, entre outros quesitos. No Brasil, quem confere
essa certificação é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ao
contrário das demais certificações, não há um selo visível em produtos. Para
saber se uma empresa tem o ISO 14001, deve-se consultar seu site ou centro de
atendimento ao cliente. www.abnt.org
O que certifica: prédios e outras edificações.
Como é: concedido a edificações que
minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção quanto na de uso.
Materiais renováveis, implantação de sistemas que economizem energia elétrica,
água e gás e controle da poluição durante a construção são alguns dos
critérios. www.usgbc.org/leed.
O que certifica: produtos agrícolas, como
frutas, café, cacau e chás.
Como é: trata-se de uma certificação
socioambiental. Comprova que os produtores respeitam a biodiversidade e os
trabalhadores rurais envolvidos no processo. Com grande aceitação na Europa e
nos EUA, é auditado no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal
e Agrícola (Imaflora). www.imaflora.org.
Outros selos dessa categoria: UTZ Kapeh e Max Havelaar.
O que certifica: alimentos orgânicos e
cosméticos naturais ou orgânicos.
Como é: os alimentos processados devem
conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos para serem certificados. Para
ganhar um selo de cosmético orgânico, um produto deve ter ao menos 95% de
ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos
certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem
ser orgânicos. O selo Ecocert é um só (este ao lado). Mas, por contrato com a
certificadora, o fabricante é obrigado a identificar no rótulo se o produto é
orgânico ou natural. www.ecocert.com.br.
O que certifica: alimentos, cosméticos e algodão
orgânicos.
Como é: além de cumprir os requisitos
básicos para a produção orgânica (como fazer rotação de culturas e não usar
agrotóxicos), garante que a fabricação daquele produto obedece ao Código
Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas. Os produtos industrializados devem
ter ao menos 95% de ingredientes orgânicos certificados – a água e o sal são
desconsiderados nesse cálculo tanto para cosméticos quanto para alimentos. www.ibd.com.br.
Outros selos dessa categoria: Ecocert (leia acima), Demeter,
CMO (Certificadora Mokiti Okada) e IMO (Institute for Marketecology).
O que certifica: equipamentos eletrônicos e
eletrodomésticos.
Como é: o selo do Programa Nacional de
Conservação de Energia Elétrica indica os produtos que apresentam os melhores
níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Os equipamentos
passam por rigorosos testes feitos em laboratórios credenciados no programa. www.eletrobras.gov.br/procel.
FONTE: Revista Abril e Organicsnet - 2013
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