A
partir do mês de Abril, veremos em grande escala o aumento das cores VERDE e
AMARELO nas gôndolas de supermercados espalhados pelo país. Toda essa
movimentação ocorre devido à Copa do Mundo FIFA realizada no Brasil nos meses
de Junho e Julho. Além das cores da bandeira nacional, veremos também a
ilustração do mascote FULECO. Um personagem que representa uma espécie nativa do Brasil de tatu-bola, conhecida como
tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie
ameaçada de extinção. O apelido FULECO deu-se por uma pesquisa e
foi decidida por votação popular.
Os eventos esportivos que acontecerão no Brasil prometem
movimentar o setor de varejo. A Copa do Mundo deverá aumentar as vendas,
sobretudo, dos supermercados e de eletroeletrônicos. "Deveremos ver mais
vendas de bebidas e alimentos, o que beneficia os supermercados. O setor de
eletroeletrônicos deverá ser beneficiado também, com o aumento de venda de
televisores, entre outros", diz Maria Paula Cantusio, analista do BB
Investimentos. Para a analista, o crescimento das vendas será em linha com
2013. "Também apostamos que os setores de farmácia, de perfumaria e de
outros artigos pessoais deverão continuar crescendo a uma taxa entre 9,0% e
10,0% ao ano", comenta.
Visto
recebermos um grande número de turistas no país, a intenção é chamar a atenção
deles às gôndolas para os diversos produtos, seguimentos e principalmente
qualidade, para que indiretamente as marcas sejam usadas, degustadas e avaliadas
pelos consumidores estrangeiros. Para que isso ocorra, as marcas têm investido
pesado em materiais, promoções, artes, ilustrações e embalagens, visando
aumentar em grande escala as vendas nacionais além da corrida pela concorrência.
Vejamos
agora algumas marcas e seus produtos que estão prontos para estampar cartazes,
colorir as gôndolas e fazer com que a qualidade nacional seja reconhecida
mundialmente aqui mesmo, dentro do nosso país ;)
COCA-COLA
A marca traz de volta as famosas garrafinhas em miniatura de alumínio,
sucesso nos anos 80. Para 2014, as garrafinhas chegam repaginadas em 18
modelos de alumínio decoradas com as bandeiras de todos os países que já
sediaram o Mundial, os três próximos países-sede, além de duas edições
especiais Coca-Cola. Haverá também o miniengradado. Além de colecionáveis,
as minigarrafinhas de Todo Mundo são interativas com um aplicativo no Facebook,
que estará disponível também no site da Coca-Cola, Apple Store e Google
Play. Os fãs da marca pelo mundo foram convidados a se cadastrarem na
torcida virtual da Coca-Cola de seu respectivo país. Assim, podem criar
personagem e enviar uma mensagem que será recebida pelos brasileiros que
tiverem a minigarrafinha. A intenção é dar oportunidade aos fãs de participarem
da Copa de Todo Mundo, além de conhecer e fazer amigos brasileiros.
http://www.cocacola.com.br/minigarrafinhas
PEPSI
A Pepsi contratou uma autêntica seleção de craques
do futebol, que ajudarão a promover a marca antes e durante o Mundial. O time
reúne 19 jogadores de cinco continentes e de 20 países, destacando-se o
argentino Lionel Messi, o zagueiro brasileiro David Luiz e do espanhol Sérgio
Ramos. Além desses, estão compondo a seleção de craques Sérgio Agüero
(Argentina), Juan Guillermo Cuadrado (Colômbia), Clint Dempsey (EUA), Tarik
Elyounoussi (Noruega), Maynor Figueroa (Honduras), Mario Gomez (Alemanha),
Vincent Kompany (Bélgica), Kemar Lawrence (Jamaica), Victor Moses (Nigéria),
Peter Osaze Odemwingie (Nigéria), Oribe Peralta (México), Andriy Pyatov
(Ucrânia), Mohamed Salah (Egito) e Gylfi Por Sigurðsson (Islândia).
A ação,
batizada de "Viver o Agora", prevê a produção de latas do
refrigerante estampando as fotos dos craques, que serão lançadas no mercado
mundial a partir deste mês. Os jogadores participarão durante o ano de uma
série de campanhas em todo o mundo, além de emprestarem suas imagens a fim de
serem estampadas em latas decoradas de Pepsi - cada país receberá algumas das
latas. No Brasil, a lata de David Luiz será vendida a partir deste mês de março.
Os torcedores brasileiros também poderão encontrar nos pontos de venda do país
latas com as fotos de outros craques.
http://www.lancenet.com.br/copa-do-mundo
BRAHMA
A Brahma lançou uma
edição especial das latas inspiradas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Ao todo, são 12 estampas desenvolvidas pela Narita Design que
fazem referência aos ícones dos principais cartões postais de cada um dos
municípios que abrigará os jogos mundiais. A edição limitada de latas tem o
slogan “Imagina a Festa”, presente em toda a comunicação da marca até a Copa. Os
pontos de venda de todas as regiões receberão suas respectivas latas decoradas,
da edição que é limitada, até o fim desse ano. As latas representam as 12
cidades-sede: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus, Recife, Curitiba,
Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Natal e Porto Alegre.
http://www.embalagemmarca.com.br
NESTLÉ - GAROTO
A tradicional barra de chocolate de 150g ganhou nova embalagem, escolhida pelos consumidores por meio da fanpage da Garoto. O visual foi inspirado pelas conquistas da Seleção Brasileira nas Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Por meio das ações, os fãs da marca tiveram a oportunidade de participar em diferentes momentos. A empresa preparou grandes surpresas para os torcedores. As novidades incluem chocolates desenvolvidos especialmente em homenagem à competição e uma grande promoção para levar os consumidores para assistir os jogos nos estádios. Na campanha “A Copa do Mundo da FIFA é nossa e o Chocolate é seu”, 200 mil fãs escolheram a receita do chocolate oficial da Copa, no sabor ao leite, combinado com castanha-de-caju e caramelo.
http://corporativo.nestle.com.br/media
MARS
A Mars aproveita o clima de Copa
do Mundo e lança, no próximo mês, produtos M&M’s tematizados. A ação
“Goleada M&M’s” trará confeitos nas cores verde e amarelo. Além disso, a
marca faz parceria com o Bob’s, que comercializará a sobremesa Brasileirinho,
um sorvete coberto com M&M’s chocolate ao leite nas cores verde e amarelo. Os
M&M’s Minis Tubos e os M&M’s Chocolate ao Leite Lata também chegam aos
PDV’s em embalagens com o tema futebol. A marca ainda realiza a promoção
“M-Ball” em São Paulo e no sul. Comprando R$ 20,00 em chocolates M&M’s,
Twix ou Snickers e com mais R$ 10,00, o consumidor leva uma M-Ball.
http://tradeye.blogspot.com.br
ARCOR
A Arcor
apresenta o ovo de Páscoa Chocovinhos Tortuguita, no sabor Chocolate ao Leite 50g.
Este faz menção à Copa do Mundo, em tons vivos amarelo e verde e a personagem tartaruga chamada Tortuguita vem trajada com o
uniforme da seleção brasileira. Além disso, o ovo vem recheado de bolinhas de chocolate de futebol.
http://www.arcor.com.br
PRINGLES
A Diamond Foods em homenagem à Copa, criou as latas Pringooools, produzida
para o torcedor brasileiro relembrar as cinco conquistas do Brasil no mundial onde cada embalagem conta com uma animação diferenciada. Com a novidade, a
fabricante espera aumentar as vendas em 60% durante o período da competição.
Para isso, a empresa investe em distribuição e leva o produto para mais de 50
mil PDV’s no Brasil.
http://tradeye.blogspot.com.br
FORNO MINAS
Para
comemorar a Copa do Mundo, a Forno de Minas criou uma embalagem de pão de
queijo comemorativa para o evento. “O objetivo é mostrar que a Forno de Minas é
brasileira, torce pelo país e quer contribuir para o clima verde amarelo que
estará nas gôndolas dos principais supermercados. Além disso, é uma
oportunidade para despertar a curiosidade dos turistas para a degustação do
produto”, afirma Helder Mendonça, presidente da Forno de Minas.
http://www.embalagemmarca.com.br
HAVAIANAS
Como todos sabem a Havaianas é o UNICO produto de
moda brasileiro com reconhecimento share e liderança mundial. Não se
entra e nenhum lugar sem que não se encontre um corner ou um display das
famosas sandálias que não tem cheiro nem soltam as tiras. Também imitada no
mundo inteiro, a havaianas mantém sua
liderança inquestionável no segmento. Para a Copa do Mundo, a Havaianas lançou a coleção Teams que é totalmente estilizada e traz as
principais seleções da Copa Fifa Word 2014.
http://www.comunidademoda.com.br
GILLETTE
A Gillette
apresentou uma nova linha de aparelhos com as cores da Seleção Brasileira de
Futebol. Paulinho e Oscar, contratados da empresa, participaram, em Miami, da
apresentação das novas linhas Fusion Proglide, Mach3 e Prestobarba 3. Os
aparelhos foram divulgados e estão disponíveis ao público desde o começo do ano.
http://blogs.jornalacidade.com.br
JHONSON & JHONSON
A Johnson & Johnson, uma das maiores
empresas de produtos de higiene e beleza, será um dos patrocinadores da Copa no
Brasil em 2014 e já começou a movimentar suas primeiras ações de marketing. Ela
traz a novidade em forma de Band-Aid, que ganhará uma extensão de linha
desenvolvida especialmente para comemorar esse grande evento esportivo do país.
Segundo o gerente de marketing da marca, Ronaldo Art, a intenção é de cuidar e
estar perto da torcida que movimentará o evento no ano que vem: “Queremos
proteger e cuidar de toda a nação brasileira, além de criar uma grande torcida
customizada que seguirá até 2014”.
http://agexp-uc.blogspot.com.br
PHYSALIA
O xampu Sem
Embaraço Trá Lá Lá Kids, da Phisalia, homenageia o futebol e a Seleção
Brasileira com um rótulo que une futebol e música. Na arte, os personagens da
linha Tra Lá Lá vestem camisetas amarelas e jogam futebol em cima do
tradicional “tecladinho” que compõe o rótulo da linha. O fundo do rótulo
recebeu várias bolas de futebol e o nome Trá Lá Lá Kids surge em verde,
deixando o produto “verde-amarelo”.
http://www.embalagemmarca.com.br
BEAUTY COLOR
A Beauty Color lançou a
coleção Seleção Oficial Beauty Color com quatro
cores exclusivas para as torcedoras brasileiras demonstrarem sua paixão pelo futebol
na Copa do Mundo 2014. Os nomes dos esmaltes escalados para a Seleção
Oficial Beauty Color homenageiam as cores da bandeira nacional: Pátria
Amada(Verde), Canarinho (Amarelo), Agita Brasil (Azul), Hexa (Branco). A coleção
garante a durabilidade, o alto brilho e a secagem rápida.
http://www.amostraonline.com
CASTROL
Patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA™
2014, a Castrol está lançando uma edição limitada dos lubrificantes da linha
Magnatec com embalagens que destacam a presença da marca no maior evento esportivo
do planeta. As embalagens especiais Magnatec Brasil também estreiam o novo
layout e a nova logomarca de Magnatec, além do rótulo traseiro muito mais
informativo. A edição limitada também traz a estreia do novo design de embalagem
e da nova logomarca da linha Magnatec, que remete às suas propriedades. A
edição comemorativa Magnatec Brasil já está disponível em centros automotivos,
supertrocas, autopeças, oficinas mecânicas, concessionárias e postos de
combustíveis em todo país.
http://www.guiadaembalagem.com.br
\o/ RUMO AO HEXA BRASIL \o/
by Débora Higino Sodré
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário