Imagine utilizar o poder de
alcance da publicidade para ajudar e alertar as pessoas sobre as questões
ambientais. Substituir a mensagem consumista dos outdoors por uma mais
educativa e inovadora e que pode ser um passo na redução de um problema sério
que muitos países estão enfrentando: a falta de água.
A Universidade de Tecnologia e
Engenharia (UTEC) de Lima, capital do Peru, em parceria com a
agência de publicidade Mayo, desenvolveu um outdoor que é capaz de gerar água potável
a partir da umidade do ar. Essa ideia surgiu por necessidade, porque
mesmo com sua umidade atmosférica tendo médias em torno de 98%, a cidade é a
segunda maior do mundo situada em um deserto e tem um problema sério com
relação à falta de chuvas e à escassez de água potável.
O outdoor capta a umidade do ar e a leva para um
filtro de carbono, onde há o processo de condensação, que leva a água para um
reservatório. O mecanismo do outdoor realiza um sistema de osmose reversa
e conta com a ajuda de cinco máquinas e um sistema eletrônico especial. Após
todo esse processo, a água está pronta para ser consumida.
Esse tanque é capaz de armazenar 96 litros de água por
dia. Depois de reunida, essa água é distribuída por uma torneira instalada na
base da estrutura. A comunidade de Lima e os turistas podem utilizar a
água livremente.
Além de se tratar de uma campanha
publicitária inovadora, ela também incentiva jovens a se aproximarem de estudos científicos que possam ser soluções para os problemas da realidade, já que a mensagem da peça fala sobre a inovação tecnológica produzida pela universidade. Em três meses de funcionamento, o outdoor já conseguiu gerar cerca de 9 mil litros de água.
A ideia dos criadores é de expandir o conceito desse
outdoor para outras cidades, vilarejos e, quem sabe, para o mundo todo e assim
conseguir amenizar a problemática da falta de água.
FONTE: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário