Já foi desenvolvido um novo material metalizado biodegradável, que ainda não existe no Brasil.
A organização mexicana Barcel do Grupo BIMBO será a primeira empresa no mundo a usar embalagens metalizadas biodegradáveis para seus salgadinhos. Essas embalagens tem previsão de se desintegrar em um período máximo de 3 a 5 anos. Ela tem um aditivo que degrada o material assim que sua vida útil é completada. Essa tecnologia foi criada pela ingleza Synphony Plastics. Elas foram projetadas com o objetivo de conservar sua frescura, sabor e características da mesma forma que as tradicionais.
A previsão para a entrada dessa embalagem será no final de 2010.
Como os salgadinhos americanos Fisher’s Chefs Natural Baking Nuts, que estão usando embalagens de com o material feito de fontes renováveis, conforme o press release deles. A substituição do filme metalizado foi feita sem sacrificar a barreira contra ar. Além disso, a empresa está fazendo esforços de reduzir a energia gasta na produção do produto e continua pesquisando novos materiais para reduzir o lixo.
Fonte: http://www.environmentalleader.com/2009/05/01/fisher-ditches-mylar-for-sustainable-packaging/

Nos EUA os salgadinhos Frito-Lay, anunciou uma nova parceria com a TerraCycle que já escrevi aqui no blog. Eles vão adquirir as embalagens e delas produzir produtos como sacolas com seus salgadinhos, evitando que vire lixo. Através desse programa conjunto, os consumidores e grupos de comunidades locais podem vender suas embalagens usadas para a TerraCycle e ganhar dinheiro eassim evitar que elas vão para os aterros.
Fonte: http://popsop.com/26450

E, por fim, um passo a passo de como fazer fios com BOPP metalizado. Que pode ser usado para fabricação de bolsas e bijuterias.

FONTE: Embalagem Sustentável
http://embalagemsustentavel.com.br/2009/05/28/embalagens-metalizadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário